Articles Comments

Rômulo Francisco de Souza » Ensino e tecnologias » ADA – um Ambiente Virtual de Aprendizagem livre made in Italy

ADA – um Ambiente Virtual de Aprendizagem livre made in Italy

Autor: Rômulo Souza

Autor: Rômulo Souza

O ADA é um Ambiente Virtual de Aprendizagem de código aberto, idealizado e desenvolvido pelo grupo italiano Lynx, a partir do ano 2000. Sendo de código aberto – ou seja: livre – ele pode ser baixado e utilizado conforme a licença GPL 2.0.  A empresa disponibiliza o código fonte gratuitamente em sua página.

O seu nome – ADA – carrega dois significados. É, ao mesmo tempo, um acrônimo em língua italiana para “Ambiente Digitale per l’Apprendimento” e uma homenagem à matemática inglesa Ada Lovelace (Augusta Ada Byron. 1815-1852),  considerada a primeira mulher a trabalhar com informática.  Como lembram os desenvolvedores do ADA, esse nome evoca a contribuição das mulheres para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia.

ada21_003

Uma tela do ADA 2.1

Os italianistas e demais membros da comunidade de ensino e aprendizagem de língua e cultura italiana provavelmente já tiveram contato com um dos seus principais utilizadores.  Ou pelo menos já devem ter ouvido falar sobre ele. Trata-se do Consorzio ICON – Italy Culture on the Net.  Esse consórcio adaptou o ADA para suas necessidades, inserindo funcionalidades e conteúdo relativo ao ensino de língua italiana para estrangeiros. Infelizmente, o consórcio ICON – que, atualmente, vende seus cursos no Brasil – não manteve aberta a sua versão.

ADAspeak_ICON_Homepage_studente

Uma Tela do ADA customizado para o Consorzio ICON

Outro utilizador do ADA é o DEAL-TOI, um projeto cujo objetivo foi o de criar um modelo de EaD virtual para apoiar o ensino e aprendizagem de línguas para pessoas surdas.

ADAspeak_DealToi_contenuti

Uma tela do ADA customizado para o projeto DEAL-TOI

Na página da Lynx, ambas as versões são apresentadas como exemplos do ADA SPEAK, uma plataforma ADA especializada no ensino e aprendizagem de línguas. A empresa não disponibiliza o código fonte dessa versão – peccato! -, o que não impede que novas e melhores versões para esse fim – ensino e aprendizagem de línguas – possam ser criadas por quem quer que seja, uma vez que ela manteve o ADA 2.1 com a fonte aberta!

Fontes:
http://www.lynxlab.com/ada21.html
http://it.wikipedia.org/wiki/Ada_Lovelace
http://www.issr.it/DEAL-TOI.html http://202.154.59.182/ejournal/files/DEAL%20TOI%20corsi%20a%20distanza%20di%20L2%20per%20studenti%20sordi.pdf

Written by

Filed under: Ensino e tecnologias · Tags: , , ,

2 Responses to "ADA – um Ambiente Virtual de Aprendizagem livre made in Italy"

  1. Adriana Duarte diz:

    Rômulo, parabéns pelo blog. Muito sucesso. Gostei do post, uma ótima dica para quem trabalha com ensino de língua italiana. Com certeza precisa ser divulgado. Um bjo!

  2. Romulo diz:

    Legal, Adriana. =) Obrigado pelo comentário! Sempre bem-vindo!

Deixe uma resposta

*