Programa de pós-graduação em estudos linguísticos: POS-LIN
Seminário on-line de Linguistica Aplicada: semana 16 - 06 a 12 de junho de 2005

Profa.: Vera Menezes / Autor: Rômulo Francisco de Souza - romim_it@yahoo.it

Funcionamento das discussões:

Você pode participar da seguinte maneira:

1) Inciando um tópico novo para discussão;
2) Comentando ou respondendo mensagens já postadas;
3) Postando as respostas e reflexões obtidas através das atividades propostas.

As interações serão feitas através de fórum: http://www.voy.com/195394/

Proposta 1:

1.1) Acesse o site: http://www.engr.ncsu.edu/learningstyles/ilsweb.html.Qual tipo de aprendiz você é?

1.2) Agora, faça uma reflexão sobre a sua prática de sala de aula. As suas escolhas têm sido influênciadas pelo seus estílo de aprendizado? Se a resposta for positiva, como isso tem ocorrido?

1.3) Compare as suas respostas com as dos colegas (no fórum) e pense de que maneira você poderia ser mais flexível em suas práticas no sentido de atender às necessidades dos seus alunos.

Poste seus comentários e reflexões no fórum.

Proposta 2:

2.1) Releia o texto de de Shumin Kang "Learning Styles Implications for ESL/EFL Instruction" e destaque o que você achou mais relevante. Poste seus comentários no fórum.

Proposta 3: (idéia original: Danilo)

3.1) Acesse o site da BBC.

3.2) Faça uma avaliação desse site à luz do que você aprendeu sobre estilos de aprendizagem e sua aplicação pedagógica para o ensino de línguas estrangeiras.

Proposta 4

Considere o trecho abaixo:

"Enfim, não se pode dizer que um estilo de aprendizagem é melhor do que o outro, mesmo porque é difícil alterar a maneira como cada pessoa prefere aprender. O melhor estilo de aprendizagem, para qualquer aprendiz, é específico de cada indivíduo e depende das habilidades cognitivas, da situação de aprendizagem na qual ele se encontra, dos fatores afetivos, psicológicos e de outros aspectos como sexo, personalidade e cultura de cada um. O mais importante no progresso da aprendizagem de uma língua são as estratégias que são empregadas em uma situação de aprendizagem particular. (SABARIZ:2004)

Atividade:

1) Faça um comentário sobre esse trecho e poste no fórum.

 

Propostas de atividades:
 
home>interação home estilos de aprendizagem estratégias de aprendizagem créditos interação