Introdução
Definições
Tipologia
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Leitura complementar
Referências bibliograficas

Notas

Você já percebeu que há inúmeras diferenças na forma com que cada indivíduo lida com uma situação de aprendizagem? Alguns são mais extrovertidos, outros menos. Alguns gostam de comer enquanto estudam, outros gostam de ouvir música, ou até de recitar o conteúdo estudado para uma melhor compreensão. Tem gente que não suporta desordem! Uns prestam atenção nos mínimos detalhes e preferem administrar o seu próprio aprendizado, enquanto outros são mais globais, ou seja, apreendem bem a idéia principal e gostam de ser bem instruidos por um professor ou guia. Essas características são pessoais e indicam o "estilo de aprendizagem" de cada um.

Introdução
Algumas definições:
Tipologia:

Oxford (2001) comenta que os diferentes estilos de aprendizagem podem se relacionar às preferências sensoriais de cada indivíduo, aos seus tipos de personalidade, ao grau de atenção de cada um e às suas diferenças biológicas. A pesquisadora ressalta que, além dessas quatro, existem ainda outras dimensões relativas aos estilos. Ela comenta ainda que os estilos não devem ser considerados como dicotômicos. Dessa forma, um indivíduo pode ser mais extrovertido do que introvertido, igualmente visual e auditivo e ainda menos sinestésico.

Preferências sensoriais: dizem respeito aos sentidos do aprendiz.

Visuais: os aprendizes do tipo visual gostam de ler e de receber estímulo visual. Para eles as conferências, conversações e instruções orais desprovidas de algum recurso visual podem ser muito confusas.

Auditivos: ao contrário dos visuais, os aprendizes auditivos ficam bastante à vontade sem auxílio visual. Eles tiram bastante proveito de conferências, conversações e instruções orais. São estimlados por interações em sala de aula, em atividades de role-play ou similares.

Cinestésicos e tácteis: os aprendizes com essas características gostam de movimento, de manipular objetos e também de trabalhos de colagem ou coisa do gênero. Normalmente eles não suportam permanecerem sentados por muito tempo, gostam de ficar andando pela sala e preferem fazer pausas frquentes.

Tipos de personalidade: frequentemente chamados de "tipos psicológicos", essa classificação é baseada nos estudos do psicólogo Carl Jung. Ela consiste de quatro apsectos: extrovertido x introvertido; aleatório-intuitivo x senso-sequencial; racional x sentimental e fechados x abertos/perceptivos [1]

Extrovertidos: os indivíduos extrovertidos obtêem mais energia do mundo externo. Eles gostam de interação com as pessoas e normalmente fazem muitos amigos.

Introvertidos: o introvertido, por sua vez, obtém sua energia do mundo interno. Procura a quietude e temde a ter poucas, mas produndos, amizades.

Aleatório-intuitivo: esse tipo de indivíduo pensa de uma forma mais abstrata, futurística e não squencial. Ele gosta de criar teorias e novas possibilidades. Prefere guiar seu próprio aprendizado.

Senso-sequenciais: são centrados no aqui e agora. Eles preferem fatos a teorias. Preferem um direcionamento e instruções específicas por parte dos professores.

Racionais: preocupam-se com a verdade nua e crua, mesmo que isso venha a ferir os sentimentos de alguém. Eles gostam de ser vistos como pessoas competentes e normalmente não elogiam com facilidade, mesmo que secretamente eles mesmo gostam de ser elogiados.

Sentimentais: os aprendizes sentimentais valorizam as outras pessoas de muitas formas pessoais. Eles mostram empatia e compaixão por palavras e ações e ainda dizem o que for necessário para vercer situações de dificuldade. Eles gostam de ser valorizados por sua contribuição pessoal e pelo seu trabalho duro.

Fechados: esse tipo de aprendiz procura alcançar rapidamente julgamentos, conclusões e querem o máximo de clareza possível. Eles são sérios, trabalham duro, gostam de receber informações por escrito e preferem desenvolver tarefas específicas com prazo de entrega.

Abertos/perceptivos: aprendizes do tipo aberto gostam de estar disponíveis para novas e contínuas percepções. Eles encaram a segunda língua de uma forma menos séria. Encaram o aprendizado mais como um jogo ou brincadeira do que como uma série de tarefas a serem cumpridas. Eles não gostam de prazos de entrega, querem viver bons momentos e parecem absorver a segunda língua por osmose ao invés de esforço.

Grau desejado de generalidade: Essa dimensão compreende os aprendizes detalhistas e os que preferem apreender a idéia geral.

Global ou holístico: gostam de interações sociais e eventos comunicativos através dos quais eles possam enfatizar a idéia principal e evitar análises gramaticais minuciosas. Eles se sentem a vontade mesmo sem ter toda a informação e se sentem livres para adivinhar a partir do contexto.

Analítico: os aprendizes do tipo analítico tendem a se concentrar nos detalhes gramaticais e sempre evitam atividades comunicativas mais livres. Por causa do seu conceito de precisão, eles tipicamente não correm os riscos necessários para adivinhar pelo contexto, até o momento em que eles tenham certeza da exatidão e veracidade de sua hipótese.

Diferenças biológicas: as diferenças nos estilos de aprendizagem podem relacionar-se também com fatores biológicos, tais como:

Biorritmo: esse termo relaciona-se com o momento do dia em que um indivíduo se apresenta, normalmente, mais disposto a aprender: manhã, tarde ou noite.

Sustentação: refere-se à necessidade de comida ou bebida durante o estudo.

Local: refer-se à natureza do local de estudo: temperatura, luz, silêncio e até mesmo o tipo de cadeira usado.

"Estilos de aprendizagem são as abordagens gerais - por exemplo, global ou analítica, auditiva ou visual - que os estudantes usam quando estão aprendendo uma nova língua ou qualquer outro assunto" (Oxford, 2001 p.359)

"[Estilos de aprendizagem são] "padrões que dão uma direção geral ao comportamento do aprendizado"
(Cornet, 1983, p. 9 apud Oxford, 2001, p. 359)

Programa de pós-graduação em estudos linguísticos: POS-LIN
Seminário on-line de Linguistica Aplicada: semana 16 - 06 a 12 de junho de 2005

Profa.: Vera Menezes / Autor: Rômulo Francisco de Souza - romim_it@yahoo.it

"[Estilos de aprendizagem] "referem-se aos modos característicos através dos quais os indivíduos se orientam para resolver um problema" (ELLIS 1994 p. 499)
"[Estilos de aprendizagem] são comportamentos cognitivos, afetivos e prsicológicos, característicos, que servem como indicadores de como os aprendizes percebem, interagem e reagem ao ambiente de aprendizado... Estilos de aprendizado são um modo consistente de funcionamento, que refletem determinadas causas do comportamento." (keefee 1979 apud Ellis 1994)
"Estilo de aprendizagem é o conjunto característico, imposto biologica e desenvolvimentalmente, que faz com que um mesmo método de ensino seja maravilhoso para uns e terrível para outros" (Dunn and Griggs 1988, p.3 apud oxford 2001)"

Leitura complementar

KANG, Shumin. Learning Styles: Implications for ESL/EFL Instruction. <http://dosfan.lib.uic.edu/usia/E-USIA/forum/vols/vol37/no4/p6.htm> Acesso em: 27 maio 2005>

 


Notas

[1] Tradução livre. Aceito qualquer sugestão sobre as traduções dos termos encontrados nesse texto.

 

Descobrindo o seu estilo...

Os estilos podem ser identificados através da ajuda de questionários. Acesse o endereço: http://www.engr.ncsu.edu/learningstyles/ilsweb.html e descubra qual é o seu estilo!

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Referências bibliográficas:

ELLIS, Rod. The study of Second Language Acquisition. Oxford. Oxford Press, 1994.

KANG, Shumin. Learning Styles: Implications for ESL/EFL Instruction. <http://dosfan.lib.uic.edu/usia/E-USIA/forum/vols/vol37/no4/p6.htm>. Aacesso em: 10 de abril de 2018

OXFORD, R. L. Language Learning Styles and Strategies. IN: CELCE-MURCIA, M. (Ed.) Teaching English as a Second or Foreign Language. 3a ed. Boston: Heinle & Heinle, 2001. p. 359-366

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