Sobre

Doutor em Letras pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Graduado em Letras – licenciatura plena em Português e Italiano pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Realizou estágio pós-doutoral junto à Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP entre 2015-2106 e 2016-2018, sendo o último com bolsa do Programa Nacional de Pós-doutorado da CAPES (PNPD/CAPES)

Possui experiência nas seguintes áreas, em diversos níveis, nas modalidades presencial e a distância: língua, literatura e cultura italianas; língua portuguesa (como língua materna e língua estrangeira/língua de acolhimento); formação de professores de idiomas; letramentos digitais; CALL (Computer Assisted Language Learning); design instrucional; EaD e produção de material didático de idiomas (incluindo língua e literatura italianas).

Atualmente, é residente pós-doutoral no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), junto ao programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagens (POSLING) e ao Programa Nacional de Pós-doutorado da CAPES (PNPD/CAPES).

Dedica-se a pesquisas sobre design de material didático de ensino e aprendizagem de idiomas na perspectiva da pedagogia pós-método (ou seja, design de materiais didáticos de natureza virtual e livre); formação de professores de idiomas na perspectiva da pedagogia pos-metodo; português como língua adicional e como língua de acolhimento; e italiano como língua adicional.

Link para currículo completo na plataforma Lattes / CNPQ: http://lattes.cnpq.br/0483742976025388