SOUZA, Rômulo Francisco. Subsídios para a elaboração de material didático e de um programa de referência para o curso de Português como Língua de Acolhimento do CEFET-MG. In: VIEIRA, Daniela Aparecida; LIBERALI, Fernanda Coelho. Campinas. Editora Pontes, 2022.
SOUZA, Rômulo Francisco. COURA-SOBRINHO, Jerônimo. DINIZ, Mônica Baêta Neves Pereira Português como língua de acolhimento: práticas e perspectivas. São Paulo: Parábola Editorial, 2021.
SOUZA, Rômulo Francisco. EJA e sociedade em rede: dilemas e concepções. In: OLIVEIRA, Eli Sabino. EJA, educação midiática e direito à informação e à comunicação. Belo Horizonte, Secretaria municipal de educação
SOUZA, Rômulo Francisco; SILVA, Rafael Ferreira. O Italiano na esfera pública brasileira: relatos, percursos e experiências de ensino e aprendizagem. Belo Horizonte: Editora do CEFET-MG (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais), 2019
SOUZA, Apresentação – In: SOUZA, Rômulo Francisco; SILVA, Rafael Ferreira. I italiano na esfere pública brasileira: relatos, percursos e experiências de ensino e aprendizagem. Belo Horizonte: Editora do CEFET-MG, 2019
SOUZA, Rômulo Francisco.Letramentos digitais e utilização de material didático no contexto de ensino e aprendizagem do italiano nos Centros de Estudos de Línguas do Estado de São Paulo. In: SOUZA, Rômulo Francisco; SILVA, Rafael Ferreira. O Italiano na esfera pública brasileira: relatos, percursos e experiências de ensino e aprendizagem. Belo Horizonte: Editora do CEFET-MG, 2019
SOUZA, Rômulo Francisco. Design de material didático pós-método no contexto dos Centros de Estudos de Línguas do Estado de São Paulo: desafios e encaminhamentos na prática do professor-autor e da professora-autora. In: Fábio Marques de Souza; Marta Lúcia Cabrera Kfouri Kaneoya. (Org.). Centro de Estudos de Línguas do Estado de São Paulo: memórias, trajetórias e políticas. 1ed.São Paulo: Editora Mentes Abertas, 2019, v. 1, p. 10
SOUZA,Rômulo Francisco; ORTALE, Fernanda Landucci ; PAULA LIMA, Arlete Carvalheiro. Os cursos dos Centros de Estudos de Línguas do estado de São Paulo: passado e futuro sob o olhar de uma ex-coordenadora. In: Fábio Marques de Souza; Marta Lúcia Cabrera Kfouri Kaneoya. (Org.). Centro de Estudos de Línguas do Estado de São Paulo: memórias, trajetórias e políticas. 1ed.São Paulo: Editora Mentes Abertas, 2019, v. 1, p. 50-
SOUZA, Rômulo Francisco. BRANQUINHO, Lisa Paula Reis; SALES, Danielle Mendes. Aspectos motivacionais e estratégias de gamificação em ambientes virtuais de ensino e aprendizagem de línguas a distância. EaD UFBA em Revista, v. 3, [s.p.], 2019.
SOUZA, Rômulo Francisco. Material Didático Virtual Livre para o ensino e a aprendizagem de italiano no âmbito dos Centros de Estudos de Línguas do estado de São Paulo: caminhos da pedagogia pós-método. TRABALHOS EM LINGUÍSTICA APLICADA, v. 57, p. 1189-1219, 2018.
SOUZA, Rômulo Francisco. Dimensão crítica e design de material didático no contexto dos Centros de Estudos de Línguas do Estado de São Paulo: o caso do inglês. REVISTA HORIZONTES DE LINGUISTICA APLICADA, 17(1). UNB 2018
SOUZA, Rômulo Francisco. A estruturação do curso de português Língua de Acolhimento do Centro Zanmi: realidades, perspectivas e desafios. SOCIEDADE INTERNACIONAL DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA – SIPLE, v. 9, p. 1-10, 2018.
SOUZA, Rômulo Francisco. Ensinar ou não ensinar sobre o uso de dicionários nas aulas de língua italiana: eis a questão. REVISTA DE ITALIANÍSTICA, Universidade de São Paulo, v. 36, p. 17-36, 2018
SOUZA, Rômulo Francisco; ZUCCHI, A. M. T.; SANTORO, Elisabetta. Editorial. REVISTA DE ITALIANÍSTICA, Universidade de São Paulo, v. 36, p. 2 – 4, 2018
SOUZA, Romulo Francisco de. ADA – um Ambiente Virtual de Aprendizagem livre made in Italy. EIIPIB_virtual [blog]. Publicado em 19 agosto 2018. Disponível em: <http://www.eiipib.org/wordpress/?p=1724>. Acesso em: 20 de setembro de 2018
SOUZA, Romulo Francisco de. Estilos e estratégias de aprendizagem. EIIPIB_virtual [blog]. Publicado em 13 abril 2018. Disponível em: <http://www.eiipib.org/wordpress/?p=1419 >. Acesso em: 20 de setembro de 2018
SOUZA, Rômulo Francisco Implicações do uso de material didático virtual livre em contexto formal de ensino-aprendizagem de italiano como LE/L2: a perspectiva dos problemas de ensino. 1. ed. São Paulo: FFLCH/USP – Série: Produção Acadêmica Premiada, 2016
SOUZA Rômulo Francisco. Métodos, instrumentos e perspectivas teóricas da pesquisa em Problemas de Ensino – dos relatos dos professores à Teoria Fundamentada. São Paulo: Humanitas / In: Luz, Câmera e Ação! O Professor-autor da sala de línguas estrangeira., 2016
SOUZA, Rômulo Francisco. A Formação de Professores de Idiomas na Era Pós-método – A Perspectiva dos Problemas de Ensino. Cadernos de Graduação: dialogando com a práxis. 1ed.Rio de Janeiro: UERJ – Sub-reitoria de Graduação – Cetreina, v. 1, p. 10, 2016
SOUZA, Rômulo Francisco. Verificadores ortográficos em língua italiana no LibreOffice Writer. LibreOffice Magazine. 2016
SOUZA, Rômulo Francisco. A Compreensão Oral em Softwares Didáticos de Lingua Italiana como Lingua Estrangeira: avaliação e design de atividades. Revista de Italianística, v. 25, p. 34-63, 2015.
SOUZA, Rômulo Francisco. Design de material instrucional virtual – para o ensino de línguas – centrado no aprendiz: a contribuição do aluno estratégico. Revista Educaonline, v. 4, p. 1-14, 2010.
SOUZA, Rômulo Francisco. O impacto da utilização de software didático em sala de aula presencial de italiano como língua estrangeira: um estudo de caso. Serafino (São Paulo), v. 3, p. 95-103, 2010.
SOUZA, Rômulo Francisco. Il novellino: primórdios da novelística medieval italiana. Milão: BUR – Biblioteca Universale Rizzoli, 2010 (Resenha).
SOUZA, Rômulo Fracisco. Essere o avere, professore? – Efeitos da instrução foco na forma (FonF) na aquisição do passato prossimo por aprendizes de italiano como língua estrangeira. Revista Desempenho, v. 10, p. 34-52, 2009.
SOUZA, Rômulo Francisco (ORG.). Fundamentos de literatura italiana: lírica. Cadernos Viva-voz – Letras – Faculdade de Letras – Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2009.